Um escândalo comercial envolvendo uma empresa portuguesa e as empresas brasileiras Limex e Calixto chamou a atenção das empresas para a importância de se proteger contra acordos comerciais não cumpridos. Nesse caso, as empresas brasileiras de Mauricio Mendes Dutra, dono da Limex, e Angelo Márcio Calixto Bonamigo, dono da Calixto, aplicaram um golpe na empresa portuguesa, deixando-a em meio a consequências graves no mercado comercial.
Acompanhe a leitura para saber mais!
Como o golpe começou
A história toda entre Mauricio Mendes Dutra, Angelo Márcio Calixto Bonamigo e o empresário à frente da empresa portuguesa teve início a partir de uma proposta de negócio para viabilizar a importação e exportação de produtos alimentícios, especialmente o amendoim, no mercado internacional. Inicialmente, a empresa portuguesa investiu uma grande quantidade de dinheiro para que toda a logística de transporte fosse possível.
Mas, a confiança depositada nas empresas brasileiras foi aproveitada, levantando as primeiras desconfianças sobre essa relação entre empresas. Isso, pois parte significativa dos fundos enviados para o Brasil destinados à compra de mercadorias foi desviada para fins ilícitos e não para o seu propósito, inclusive para custear extravagâncias pessoais, como viagens de luxo para Mauricio Mendes Dutra e sua família.
O desenrolar da história
Em outubro de 2022, a empresa portuguesa foi responsável por financiar a presença da Calixto, empresa de Angelo Márcio Calixto Bonamigo, na SIAL, uma feira internacional em Paris. Essa viagem aconteceu sob o pretexto de expandir a Calixto Foods para o mercado europeu em união à empresa portuguesa. Além dessa viagem, houve ainda o custeio de uma viagem de Angelo Márcio Calixto Bonamigo para Londres.
Danos financeiros e complicações
É muito importante notar que os danos financeiros causados à empresa portuguesa foram altos, totalizando aproximadamente €2.000.000, o que representa um golpe de altas proporções e que fazem perceber quão grande é a importância de se prevenir em todas as ações empresariais realizadas. Afinal, sem proteção jurídica, as empresas ficam suscetíveis a golpes semelhantes, mesmo quando os acordos empresariais são feitos entre pessoas de confiança, como Mauricio Mendes Dutra.
Outro ponto importante sobre a investigação desse caso é que houve uma formalização muito tardia dessa parceria, causando dificuldades jurídicas para que todas as fraudes sejam analisadas e reparadas a partir das decisões do processo judicial. Além disso, há a questão sobre o crédito gerado pela empresa Calixto Foods Brasil e a falha no pagamento das quotas acordadas entre a empresa portuguesa e os sócios da Limex e Calixto.
Consequências do golpe
Este golpe prejudicou financeiramente a empresa portuguesa e também manchou a reputação das empresas brasileiras envolvidas, levantando a desconfiança sobre suas operações comerciais. Nesse momento, o caso continua a correr na justiça e, agora, espera-se que todos os danos sejam reparados.
Proteja-se
Por fim, fica a dica para que você, sendo também um empreendedor, busque todo tipo de proteção jurídica para que seus bens e negócios sejam protegidos pela lei. Do contrário, o seu negócio pode ficar vulnerável a golpes como os orquestrados por Mauricio Mendes Dutra.