Que a filantropia é importante para a sociedade todos sabem. Mas qual é a relação dela nas escolas do Brasil? Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, dois grandes filantropos brasileiros, acreditam que educação e a filantropia devem andar juntos na tentativa de suprir necessidades que a sociedade apresenta. Especialmente no Brasil, essa relação é muito importante para manter uma sociedade mais igualitária. Veja a seguir!
Educação e filantropia
A filantropia é caracterizada como as ações feitas de forma voluntária e espontânea por amor ao próximo. Junto à educação, a filantropia é capaz de facilitar acessos e possibilitar uma educação de qualidade para pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social e não podem arcar com os custos de uma educação boa no país, acredita Wemerson Paneguini.
Papel da filantropia em instituições educacionais
Atualmente, apenas cerca de 10% das escolas brasileiras são consideradas como instituições filantrópicas. Isso significa que, milhares de crianças, adolescentes e jovens adultos são beneficiados com o acesso à uma educação de qualidade através de ações mobilizadas por estas escolas no exercício da filantropia. Ana Lúcia Lopes Paneguini acredita que ações como essas podem mudar vidas.
Como funcionam as escolas filantrópicas
Segundo a lei vigente no país, é proposto que as instituições de educação ofereçam, com uma frequência anual, bolsas de estudo de maneira proporcional a cada 9 alunos pagantes da instituição. Assim, muitas crianças e adolescentes podem ter a oportunidade de estudar em grandes escolas de qualidade, que geralmente são privadas. Ana Lúcia Lopes Paneguini acredita que a garantia do exercício desta lei é muito importante para o país.
Além disso, para ser considerada filantrópica, as escolas precisam receber uma certificação chamada de CEBAS, o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, que é concedido após a identificação total dos alunos matriculados na escola e aplicação da lei que rege as normas de concessão de bolsas.
Colégios filantrópicos
Como dito anteriormente, apenas cerca de 10% das instituições brasileiras de educação são consideradas filantrópicas. Isso significa que, há um número pequeno, porém muito relevante de escolas filantrópicas em território nacional. Segundo o que acreditam Wemerson e Ana Lúcia Paneguini, é muito importante que essas escolas sejam reconhecidas por sua atuação na comunidade.
Exemplo para os alunos
Muito mais que apenas oferecer oportunidades de acesso à educação, as escolas filantrópicas com suas ações são grandes exemplos para toda a comunidade escolar. Wemerson e Ana Lúcia Paneguini reinteram que através desse grande exemplo de humanidade e amor ao próximo, as escolas podem influenciar atitudes filantrópicas nas crianças e adolescentes. Algo que só beneficia toda a comunidade.