Com as mudanças climáticas e no meio ambiente, é de suma importância que criemos hábitos sustentáveis. De acordo com a Leograf Gráfica e Editora LTDA, existem algumas diferenças entre o papel comum e o papel reciclado que fazem com o que a segunda opção seja a opção mais correta no momento de fazer suas impressões. Ficou interessado pelo assunto? Vamos à leitura!
A atual situação do meio ambiente
Em primeiro lugar, a Leograf Gráfica e Editora LTDA lembra que estamos passando por um momento de calamidade no meio ambiente. Por esse motivo, é de suma importância que hábitos sustentáveis comecem a fazer parte de nosso dia a dia, a fim de que essa situação possa ser revertida. Sendo assim, entender como funciona o papel reciclado e os motivos pelos quais ele deve ser utilizado, pode fazer toda a diferença.
O Brasil e a utilização de papel
Ainda nesse sentido, a Leograf Gráfica e Editora LTDA explica que, no Brasil, existe um número bastante expressivo em relação à utilização de papel comum. Para melhor entendimento, em média, um brasileiro utiliza 44kg de papel por ano. O número é alarmante se levarmos em consideração que para cada papel utilizado é derrubada “meia” árvore, sendo esse um dos principais fatores que contribuem para a poluição e má qualidade do ar.
Papel branco ou papel reciclado?
Como mencionado anteriormente, para cada papel é utilizada meia árvore. O que representa um número assustador e que precisa ser revertido consideravelmente se quisermos mudanças significativas no meio ambiente. Por esse motivo, a Leograf Gráfica e Editora LTDA acredita que o papel reciclado é a escolha ideal para quem faz muitas impressões, mas também deseja diminuir os impactos da ação humana no meio ambiente.
Sendo assim, quando falamos do papel reciclado, estamos falando de um papel que tem como principal base, uma massa que é produzida através da mistura de jornais, revistas e caixas e, claro, restos de papel branco que são fabricados na própria indústria. Ainda de acordo com a Leograf Gráfica e Editora LTDA, a principal diferença está no fato do papel reciclado utilizar apenas 50% de celulose virgem.
Qual escolher?
Depois de saber a diferença entre dois, fica muito mais fácil escolher, principalmente se você já vem mudando alguns hábitos prejudiciais para hábitos sustentáveis e que estão em conformidade com o conceito de sustentabilidade. Logo, a Leograf Gráfica e Editora LTDA acredita que fica claro que a escolha correta é o papel reciclado, isso porque estamos falando de uma alternativa que é acessível para todos, sem grandes custos e sem diferença na qualidade do papel.
Então, quando for até uma gráfica realizar impressões, a Leograf Gráfica e Editora LTDA aconselha que você opte pelo papel reciclável ou encontre uma gráfica que já tenha esse conceito inserido em sua política. Dessa forma, você conseguirá o resultado que deseja, mas de uma maneira muito menos agressiva em relação ao meio ambiente. Adote essa mudança!